Confederação Portuguesa do Yoga

©  2005 - Áshrama de Oeiras - Centro do Yoga -. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Siga-nos

  • facebook_logos_PNG19751

Contate-nos: 214 407 206

YOGA para CRIANÇAS

(Aulas dos 3 aos 6 anos - e dos 6 aos 12 anos)

 

 

O Yoga proporciona à criança todas as ferramentas para que possa evoluir de forma saudável e feliz, tranquila e estável, num ambiente que o estimula demasiado, procurando constantemente resultados imediatos com objectivos a cumprir, sendo cada vez mais o alvo de ansiedade, dispersão, e falta de concentração.

 

Numa aula de Yoga, a criança é vista como um ser especial em transformação, é respeitada no seu ritmo próprio de evolução para que o seu desenvolvimento se faça em plena harmonia para um Futuro risonho e Feliz.

 

As normas éticas do Yoga são uma constante em aula, como Ahimsá – o respeito pela vida;

Satya – a verdade (o não mentir); Aparigraha – o não cobiçar.

 

A criança aprende a Ser e não a ter.

 

O Yoga Sámkhya, com as suas disciplinas técnicas (13 aplicadas numa aula de Yoga

para criança), é um extraordinário potenciador de todas as potencialidades da criança

quer ao nível físico, quer ao nível mental (criatividade), isto porque trabalha o ser humano

em todas as suas facetas.


Alguns exemplos de benefícios do Yoga Sámkhya para Crianças:

Ásana: posições psicobiofísicas: preserva e mantém a sua flexibilidade

- através da imaginação e criatividade, a criança executa posições imitando elementos do mundo animal e vegetal levando-a seguir o modelo sábio da natureza.

Kírtana – Sons extroversos: aprender a manter o ritmo, a musicalidade, a vocalizar sons, e descobrir os instrumentos musicais indianos proporciona alegria à criança, desperta e desenvolve a sua sensibilidade e memória auditiva.

 

Os Yama e Niyama – as normas matriarcais: confere uma forte base ética e moral de respeito por si, pelo próximo e pela envolvente humano cósmica e planetária.

Pránáyáma - Exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa – tomar consciência da correcta respiração numa altura em que as crianças estão cada vez mais sujeitas a problemas respiratórios, a criança é educada a limpar correctamente o nariz para beneficiar durante esta disciplina de toda a absorção da energia.

 

Relaxamento – é um momento muito especial a partilhar, a criança é levada para um mundo mágico, onde ela se sente segura para depois retornar mais forte e preparada para enfrentar a realidade.

 

Meditação – levar à concentração contínua é um desafio cada vez maior, é uma conquista constante, ao ponto de os pais ficarem maravilhados ao ver os seus filhos aplicarem as técnicas do Yoga no seu dia-a-dia.

 

“Falar à Humanidade significa antes de tudo, falar à criança. Este cidadão esquecido deve ser valorizado. Os seus direitos de homem construtor dos homens devem tornar-se sagrado e as leis secretas do seu desenvolvimento normal, devem iluminar o caminho da civilização.” - Maria Montessori, médica e pedagoga

As crianças são o futuro do nosso Planeta!